17/02/2013

sem dúvida, subir às nuvens está em alta.

Depois do velhinho Carl Fredricksen, protagonista da animação “Up – Altas Aventuras”, do padre Adelir de Carli e dos americanos Kent Couch e Jonathan Trappe é a vez do do artista francês Laurent Chéhère levantar vôo. Mas ao invés de prender a casa ou a si mesmo a balões de gás de hélio, o artista utiliza a arte da foto-manipulação. Como o próprio nome indica é a arte de manipular, alterar fotografias. Essas alterações podem ser para realçar determinados aspectos como cor, luz e brilho e até mesmo acrescentar novos elementos.


A estratégia do artista consistiu em primeiramente desenhar residências imaginárias e em seguida buscar elementos semelhantes em residências reais, localizadas  no subúrbio da cidade de Paris. Portas, janelas, escadas, telhados e outros elementos são fotografados separadamente. Laurent finaliza com um trabalho de edição. Para enfatizar o aspecto surrealista acrescenta outros elementos como balões, pássaros e pessoas no telhado. 

O artista teve como referência o média-metragem O balão vermelho de Albert Lamorisse rodado em 1956 no subúrbio de Paris. O filme descreve a relação entre um garoto e um balão, reproduzindo uma atmosfera melancólica de sonhos alcançáveis e/ou inalcançáveis. 

A série será exposta na galeria paulistana Lume Photos, ainda no primeiro semestre, depois de ser exibido em Paris, Colônia, Alemanha, e em Barcelona, na Espanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário